Prefeitura recolhe mais de 6 mil itens de pilhas e baterias

Administração disponibilizou 12 pontos de coleta em vários pontos da Cidade

Em apenas dois meses, o Projeto Papa Pilha já recolheu um total de 6.185 de itens de pilhas e baterias. A iniciativa é mantida pela Prefeitura de Peruíbe, por meio do Departamento de Meio Ambiente, com a proposta de viabilizar o descarte correto desses resíduos sólidos.

Do total de itens, o projeto já arrecadou 3.600 pilhas, 1.725 baterias de celular e 860 baterias de computador, totalizando 74,45 quilos de materiais que serão encaminhados para o processo de reciclagem e reutilização.

Atualmente o Município tem 12 postos de coleta que possuem equipamentos receptores, de cor laranja, que são de uso exclusivo para o recolhimento de pilhas e baterias.

Reciclagem

Os materiais arrecadados são retirados pela empresa GMC Log, de São José dos Campos, contratada pelas fabricantes desses produtos para que os mesmos sejam reutilizados pela indústria. Além de evitar a poluição ambiental, a reciclagem de pilhas e baterias permite a criação de novos produtos que podem servir novamente à sociedade.

O projeto está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, entre eles pilhas e baterias, ao setor empresarial, para reaproveitamento, ambientalmente adequado.

Para o setor privado, a iniciativa oferece diversas vantagens econômicas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas e poluição ao meio ambiente.

A Administração Municipal assume a responsabilidade pelas campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

Confira os pontos de coleta

• Prefeitura de Peruíbe – Rua Nilo Soares Ferreira, n° 50, Centro
  • Câmara de Vereadores – Rua Nilo Soares Ferreira, n° 37, Centro
  • Fórum – Avenida São João, nº 664, Centro
  • Lojas Cem – Avenida Domingos da Costa Grimaldi, n° 41, Centro
  • Hot Shop – Avenida Padre Anchieta, n° 1702, Centro
  • Casa Fuji – Avenida 24 de Dezembro, n° 647, Estação
  • Supermercado Baba – Avenida 24 de Dezembro, n° 560, Centro
  • Papelaria Anchieta – Avenida Padre Anchieta, 1210, Centro.
  • EMEF Profª Terezinha Rodrigues Kalil – Rua Domingos da Costa Grimaldi, 80, Jardim Brasil
  • EMEIF Veneza – Rua Firmino Pereira Santos, s/n°, Jardim Veneza
  • Padaria do Juarez – Estrada Paulo Eugênio Broio, n° 6258 – Jd Guaraú