PREFEITURA REALIZARÁ ATIVIDADES NO OUTUBRO ROSA

Como parte da programação do Outubro Rosa, movimento de apoio à prevenção do câncer de mama, a Prefeitura, junto à Secretaria de Saúde realizará um Mutirão de exames preventivos e ações educativas e preventivas de exame clínico /autoexame das mamas nas Unidades de Saúde da cidade.

A Secretaria de Saúde terá como parceria instituições de ensino de enfermagem além do apoio de entidades comerciais para presentear mulheres que se cuidam.

As atividades, distribuídas entre doze Unidades de Saúde do Município , incluem : coletas de exame preventivo, papa nicolau, exames clínicos das mamas e encaminhamentos de mamografia e ultrassonografia de mamas, além de atividades preventivas e educativas, dentre outras.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer) o Câncer de mama
é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.

Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Autoexame
Pelo autoexame é possível identificar alguns sinais e sintomas. São eles:
Caroço (nódulo) fixo, endurecido, e, geralmente, indolor. Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja. Alterações no bico do peito (mamilo). Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço. Saída espontânea de líquido dos mamilos.

Identificadas alterações persistentes nas mamas é necessário procurar imediatamente um serviço para avaliação diagnóstica. No entanto, tais alterações podem não ser câncer de mama, que só pode ser confirmado pelos procedimentos médicos adequados.

Prevenção
O Instituto Nacional do Câncer (IAC), do Ministério da Saúde, recomenda alguns dos seguintes procedimentos:

Faça consultas médicas regularmente. Mulheres entre 50 e 60 anos devem fazer exames de mamografia de rastreamento pelo menos a cada dois anos.

A detecção precoce é a principal medida para o tratamento de sucesso. Hábitos saudáveis contribuem para reduzir em até 30% os riscos de câncer.

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas contribui para ajudar também. Amamentar faz bem para o bebê e para as mães.

Unidades de Saúde que apresentarão atividades:
14/10 – 8h – UBS Parque do Trevo – Avenida Hum / Vila Erminda

14/10 – 13h – UBS Recreio Santista – Rua David Sabino Moraes / Estância Antônio Novaes

17/10 – 8h – PSF Torre – Avenida Darci Fonseca / Bairro dos Prados

17/10 – 13h – Cadol (Casa do Adolescente de Peruíbe) – Avenida dos Expedicionários / Bairro Estação

20/10 – 8h – UBS Jardim Ribamar – Avenida Profª Terezinha Rodrigues Kalil / Jardim Ribamar

22/10 – 8h – AME – Avenida Luciano de Bona / Park D’aville

24/10 – 8h – UBS Sta Isabel – Estr. Santa Isabel / Jardim Caraminguava

24/10 – 13h – UBS Vila Peruibe – Estrada Armando Cunha / Vila Peruíbe

26/10- 8h – UBS Jardim Veneza – Rua Valdomiro José Duarte / Jardim Veneza

26/10 – 10h – PSF Jardim Brasil – Rua Félix de Souza / Jardim Brasil

27/10 – 8h – UBS Caraguava – Rua Santo Anastácio / Caraguava

27/10 – 13h – PSF Nova Itariri – Rua Marília / Nova Itariri.

PREFEITURA REALIZARÁ ATIVIDADES NO OUTUBRO ROSA