O QUE VOCÊ PROCURA?

Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal será realizada em Peruíbe

A Secretaria de Saúde e a Coordenação de Saúde Bucal do município realizarão no próximo dia 04 de maio a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal, junto com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
 
A Unidade Móvel Odontológica ficará estacionada atrás da Rodoviária na Estação das 8 às 12h e das 13 às 17h. Durante este período, o cirurgião dentista realizará exames bucais, além de orientações sobre o procedimento. Os que apresentarem problemas bucais diagnosticados durante esta campanha serão agendados para atendimento no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
 
O objetivo do exame é aumentar o índice de diagnóstico precoce do câncer bucal, de lesões potencialmente malignas e de valorizar a importância da prevenção e do autoexame.
 
Qualquer adulto poderá ser examinado. Mesmo que os idosos não possuam dentes, devem fazer a avaliação de toda a mucosa bucal (língua, gengivas, bochechas e palato) para saber se estão em condições de normalidade.
 
 
Principais Fatores de Riscos para o Câncer Bucal
– Ingestão crônica de bebidas alcoólicas,
– Uso de tabaco,
– Exposição prolongada à radiação solar,
– Próteses mal adaptadas,
– Má higiene,
– Infecção pelo Vírus HPV.
 
Estatísticas
Os dados do INCA revelam, ainda, que as principais vítimas do câncer bucal são homens acima de 40 anos, o que representa a 5ª maior incidência dessa doença entre homens no Brasil. Infelizmente, a maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
 
Fique Atento!
Qualquer alteração que ocorrer na boca, como feridas que não cicatrizam num período de até 15 dias e que não apresentem dor, manchas brancas, vermelhas ou pardas, aumento de volume como “caroços, carnes crescidas e/ou bolinhas”, dificuldade de mastigação e de engolir, dificuldade na fala, sensação de que há algo preso na garganta, dificuldade para movimentar a língua e rouquidão persistente, deve-se procurar o cirurgião-dentista da UBS mais próxima para uma avaliação.
 
Novidade para os Idosos na Saúde Bucal
Projeto: Sorria, Aqui Terceira IDADE tem priorIDADE!
Idosos com mais de 60 anos que realizarem o exame nesta Campanha e apresentarem outras necessidades odontológicas já serão cadastrados para a realização do tratamento na UBS do seu Bairro. Basta apresentar RG, Cartão SUS e Comprovante de Endereço.
Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal será realizada em Peruíbe
Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo