Mais de 32 mil cestas básicas já foram entregues durante pandemia

Em Peruíbe, a união entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Educação já resultou na entrega de mais de 32.000 cestas básicas aos que mais sofreram economicamente com as medidas de isolamento social, necessárias durante este período.

No início da quarentena, a Assistência Social montou entre os dias 04 e 25 de abril uma central de atendimento telefônico com nove linhas, um aplicativo e também uma busca ativa nas regiões isoladas, para que as famílias em maior situação de vulnerabilidade social, ou seja, que não possuem benefícios pudessem receber o auxílio emergencial com distribuição de cestas básicas.

Por meio dessa ação foram contemplados, idosos que não possuem BPC (Benefício de Prestação Continuada), portadores de mobilidade reduzida, portadores de síndrome de Down e autistas, que não possuem BPC, mães que estejam amamentando em situação de vulnerabilidade social, comunidades indígenas de toda a cidade e comunidades isoladas, como Barra do Una e Bananal.

Além disso, a Administração Municipal montou uma Central de Atendimento em parceria com a Secretaria do Comércio, Indústria e Emprego para auxiliar a população no cadastramento do Benefício Emergencial.

De acordo com o secretário Marcelo Lourenço, a Prefeitura também recebeu apoio estadual por meio do programa Alimento Solidário. “No final de abril recebemos do Governo do Estado o repasse de 5.039 cestas básicas para serem distribuídas aos beneficiários do Bolsa Família com renda média de R$ 89,00. Essa distribuição nos gerou grande preocupação, pois o grande desafio era efetuá-la de forma a não causar aglomerações.”

Por isso, ele explica que a Secretaria montou dois pontos de distribuição. “Nos extremos da cidade, criamos um protocolo de entrega semelhante aos pagamentos dos benefícios, ou seja, pelo final do número do NIS intercalando os dias do recebimento”. Com isso. Lourenço afirma que houve um índice muito baixo de filas nos primeiros dias das ações, e hoje praticamente não há fila na sede da Secretaria.

Já no início de maio, o Município foi contemplado com mais 1771 cestas básicas do Alimento Solidário, que foram distribuídas seguindo os mesmos padrões adotados. “Para o mês de junho efetuamos um novo cadastramento para todas as famílias que não foram contempladas nas ações anteriores e atualizamos os dados a fim de realizarmos uma segunda entrega de cestas a todas as famílias que já estavam no cadastro da ação de Prefeitura”.

Segundo o secretário, foram compradas mais 3000 cestas pela Prefeitura, que serão entregues a todos que foram cadastrados pela Prefeitura no mês de abril e para os novos cadastros efetuados em junho. Todas as ações tem sido intercaladas entre as secretarias citadas, fazendo com que, diariamente as famílias possam ser beneficiadas.

Na Educação, a Secretaria Municipal promoveu a entrega, pelo terceiro mês consecutivo, de “kit de alimentos” por meio de uma versão do programa “Merenda em Casa”. Segundo a secretária Débora Gallo, o universo escolar se organizou com atividades voltadas para além da conquista de aprendizagens, garantindo uma política de segurança alimentar para as crianças da Rede Municipal de Ensino.

“Nessa perspectiva foram ofertados kits de alimentos contendo arroz, feijão, açúcar, macarrão extrato de tomate, sal, óleo, café, bolacha e leite em pó integral a todos os alunos da rede municipal de ensino.” Até hoje, a Secretaria já entregou cerca de 25.000 cestas básicas aos 8.320 alunos de toda a rede.

Mais de 32 mil cestas básicas já foram entregues durante pandemia