Cidade ganha nova Casa da Mulher e da Criança

Os moradores de Peruíbe receberam nesta quarta-feira (12) uma das principais unidades de saúde do município. A Casa da Mulher e da Criança, localizada no centro da cidade, foi totalmente reformada pela Prefeitura e já é conhecida tradicionalmente como um centro de referência no atendimento deste público-alvo. O local também contempla a CADOL (Casa do Adolescente) e o Banco de Leite Humano.

A reabertura contou com a presença do prefeito municipal, que falou sobre a importância da obra. “Era um sonho e uma demanda antiga da cidade. Um prédio com cerca de 30 anos, que não recebia manutenção e que precisava desses investimentos. Agora é um novo prédio, moderno, que vai dar um atendimento com mais qualidade para a população, que precisava muito desse equipamento, e também um local mais adequado para o trabalho dos profissionais da saúde.”

Com diversos atendimentos oferecidos no local, a secretária municipal de Saúde, Mariana Trazzi, destaca que a unidade possui um atendimento completo para esse público. “O equipamento está lindo, climatizado, acolhedor, e os funcionários estão todos treinados e capacitados para esse atendimento. Tem médico, enfermeiro, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais, todos prontos para receber cada paciente”.

Ela acrescenta que o local também terá integração com outros setores. “Vai acontecer, por exemplo, uma conexão da Saúde com a Educação. Isso porque também teremos um atendimento de crianças que precisam ser referenciadas. Além disso, teremos ainda salas como de vacina e até mesmo de odontologia.”. Confira os atendimentos que acontecem no local.

Ambulatório de ginecologia:
– climatério
– planejamento familiar para laqueadura/vasectomia e inserção de DIU
– colposcopia
– coleta de preventivo
– PTGI (Patologia do Trato Genital Inferior)
– USG (ultrassonografia) transvaginal e de mamas
– USG (ultrassonografia) para controle de DIU
– USG (ultrassonografia) obstétrica
– pré-natal e puerpério de alto risco
– cardiotocografia
– coleta de exames para as pacientes atendidas no Centro de Referência a Saúde da Mulher
– atendimento com psicóloga para gestantes/puérperas/violência sexual e doméstica

CADOL (Casa do Adolescente)
Adolescentes de 10 a 19 anos
– Atendimento pediátrico
– atendimento de pré natal
– atendimento de assistente social
– atendimento com psicóloga
– atendimento com nutricionista
– coleta de preventivo
– coleta de exames

Sala de vacina para
– adolescentes;
– crianças atendidas neste complexo;
– gestantes/puérperas de alto risco;

Banco de Leite Humano e ambulatório de pediatria de risco
Crianças de 0 a 10 anos
– consulta com pediatra
– avaliação da mamada
– doação de leite
– pasteurização de leite
– avaliação da fonoaudióloga para as crianças com risco

Além disso, a unidade conta com atendimento de odontologia para gestantes de risco e crianças de risco.

De acordo com a Secretaria de Saúde, todas as consultas devem ser agendadas mediante a encaminhamento médico da unidade de referência do paciente, exceto os recém-nascidos que já saem de alta com a primeira consulta agendada com pediatra.
A Nova Casa da Mulher e da Criança fica na Rua Rosa Gatti Fortuna, 83, no centro de Peruíbe. O atendimento acontece das 7h às 16h.

Cidade ganha nova Casa da Mulher e da Criança