INSCRIÇÕES A PROGRAMA DE INCLUSÃO PRODUTIVA E TRANSFERÊNCIA DE RENDA EM PERUÍBE VÃO ATÉ SEXTA-FEIRA

Prospera Família visa a geração de renda para 360 famílias monoparentais no município

O prazo para as inscrições do Prospera Família é até sexta-feira (04), o programa visa à inclusão produtiva, estimulando a geração de renda por meio do acesso ao trabalho, empreendedorismo e oportunidades de ofício, tudo atrelado a um plano de futuro que combina aspirações pessoais, profissionais, sociais e financeiras. A ação é uma iniciativa entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social onde Peruíbe está entre os municípios contemplados, com 360 vagas

A secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Danielle Lourenço Mamede explica que o programa tem uma abordagem inovadora combinando quatro eixos em uma jornada estratégica própria. “Os responsáveis das famílias participantes são continuamente acompanhados por um tutor em encontros e atividades de estímulo ao desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ao longo de uma trajetória de capacitação.”

O programa é uma iniciativa pioneira de inclusão produtiva no Estado, que proporciona autonomia e sustentabilidade financeira aos chefes de famílias monoparentais em situação de extrema pobreza.

O Prospera Família estimula a geração de renda, com base em análise de vocações econômicas e oportunidades de atuação regionalizados, sendo ofertadas oportunidades de capacitação compatíveis com os Projetos de Vida dos beneficiários. Os parceiros institucionais da Secretaria apoiarão a oferta de cursos, possibilitando a formação para ofício e para empreendedorismo, promovendo a inclusão produtiva no emprego formal e com investimento no próprio negócio.

Esta é a primeira edição do programa, lançado em março/2021, pelo governador João Doria, que atenderá 12.500 famílias de 23 municípios das regiões com maior concentração de pessoas em vulnerabilidade social, e que, além de um incentivo financeiro para apoio ao consumo mensal, estimula à bancarização e poupança com a transferência de renda conforme a participação nas atividades, podendo chegar ao valor de até R﹩ 2.000,00 para cada família. O Governo do Estado está investindo mais de R﹩61 milhões neste programa.

“O foco da Prefeitura tem sido no desenvolvimento social e econômico de Peruíbe. Cuidando da nossa gente, combatendo as desigualdades e gerando oportunidades.”, acrescenta a secretária.

Para quem?

• Chefes de famílias monoparentais (com apenas um dos pais ou responsáveis presentes), com pelo menos um filho de 0 a 6 anos

• Cadastradas no CadÚnico, preferencialmente já atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância

• Renda mensal de até R$ 89,00 por pessoa

Como se inscrever?

Os interessados devem preencher o formulário de inscrição no site www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br.