O QUE VOCÊ PROCURA?

Mais atrativos

DSC00004Ruínas do Abarebebê

A Igreja do Abarebebê é identificada como uma das primeiras construída no Brasil. Foi erguida na segunda metade do século XVI, com o fim de catequizar os índios tupis que viviam na região. Ali se estabeleceu também o segundo colégio de meninos do Brasil e no seu entorno formou-se o único aldeamento do litoral de São Paulo: o Aldeamento de São João Batista. É patrimônio histórico nacional e paulista, tombado pelo IPHAN e CONDEPHAAT (1984).

Este sítio foi pesquisado por equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, sendo, entre todos os sítios arqueológicos do município, o de maior potencial turístico pela sua proximidade ao centro do município.

Visitas

As Ruínas do Abarebebê localiza-se a oito quilômetros do centro da cidade, com acesso pela Avenida Padre Anchieta (ver mapa), sendo seu horário de funcionamento de terça-feira a domingo das 09h00 às 16h00.

Grupos: recomenda-se que a visitação por grupos (4 ou mais pessoas) ou escolas seja agendada previamente pelo telefone: (13) 3544-8766.


 

Praça Ambrósio Baldim

Praça Abrósio Baldim

A Praça Ambrósio Baldin, também conhecida como Praça Redonda, é um grande centro de venda de lembranças, alimentação e lazer na cidade. São mais de 80 boxes com artesanato, roupas, presentes, bijuterias e alimentação. Em algumas épocas do ano, você pode assistir pequenos shows e outras manifestações culturais.


 

Praça Flórida

A Praça Flórida, como é conhecida, foi inaugurada em julho de 1997 numa iniciativa da Prefeitura Municipal, artistas plásticos e artesãos. Para expor na Praça é necessário ser certificado como artesão pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – órgão do governo estadual para o artesanato).

A praça conta com cobertura permanente, 25 expositores fixos de artesanato, 8 boxes de alimentação com som ao vivo aos finais de semana, play ground, quadra poliesportiva e muito espaço para apresentação de artistas plásticos e de outras manifestações artísticas.

Atualmente o UPA- União Pró Artesanato é a Associação responsável pela organização da feira e trabalha para sua sustentabilidade e desenvolvimento, contribuindo de forma direta com a comunidade e o turismo de Peruíbe.

A feira oferece artefatos de couro, bambu, taquara, cipó, resinas epox e biscuit, vidro, prata, madeira, tecidos, feltro, pedra de jardim, conchas, pedras brasileiras, alpaca, sementes e outros materiais.

São confeccionados arcos, flautas, zarabatanas e outros instrumentais indígenas; bonecas, brinquedos (aviões, carrinhos) camisetas, anéis, colares, placas artesanais, molduras para quadros, bonecos fantoches, tapetes, utilidades em material reciclado, saídas de praia, bonés, toucas, batas, vestidos, abajur, arandelas e uma grande variedade de lembranças e souvenires de Peruíbe.

Os artesãos também prestam serviços de pirogravura, entalhe, pintura, tingimento, gravação em metais, jóias por encomenda – reparos, construção de mini ambientes, artefatos por encomenda, silk screen, restauração de móveis e fornecem peças para lojistas. Alguns artesãos também recebem os visitantes em seus ateliês.

A Praça Flórida está localizada na Avenida Padre Anchieta, altura do 2800, próxima ao Compre Bem 2, de frente a Pizzaria La Vera Napolitana. Funciona o ano todo das 18:00 as 23:00, sábados, domingos, feriados e temporadas de férias. Nos meses de maio, junho e agosto, exposições nas sextas e sábados.


 

Museu Arqueológico

Localizado na estação ferroviária apresenta a história do município e região desde há aproximadamente três séculos.

Foi estruturado a partir das pesquisas históricas e arqueológicas na região, supervisionado pelo Arqueólogo Plácido Cali.


 

Portinho dos PescadoresDSC02472

Localizado na Avenida Beira Mar, esquina com a Avenida Padre Anchieta, situa-se a aproximadamente 500 metros da praia, na margem do rio Preto. É um mini-terminal pesqueiro, onde os pescadores artesanais comercializam seus pescados, diretamente com o consumidor. Pode-se apreciar, também, a harmonia e sintonia de cores das embarcações e as garças, gaivotas e biguás que costumam pousar no trapiche e nas pequenas embarcações e mergulhar para captura dos peixes para sua alimentação, em um espetáculo da natureza. Trata-se de um excelente local para fotografias.

 


 

Boliche

No Strike 300 a diversão é garantida para todas as idades. Equipado com 8 modernas pistas de boliche, mesa de bilhar, pebolim, ainda possui a opção de jogos eletrônicos, games e espaço para realização de festas de aniversários e confraternizações.Possui um calendário de eventos e festas, além de promoções em determinados dias da semana (consultar programação), e não deixe de assistir o jogo do seu time preferido, ao vivo, pela SKY (Pay per view).

Mais Informações:

Strike 300 Boliche

Av Pe. Anchieta, 5087, Centro, Peruíbe – SP.

Fone: (13) 3458-2001


 

Ultraleve

O ICA é um aeroclube de ultraleves, localizado no município de Peruíbe, próximo a Estação Ferroviária, no bairro Jardim Novo Horizonte, a menos de 1 quilômetro do centro de Peruíbe.

Sua pista gramada, com 650 metros de extensão, é homologada pelo DAC (Departamento de Aviação Civil). Possui dois hangares de 600m2, oficina de manutenção, tanque para gasolina de aviação, restaurante, escola de pilotagem, playground, quadra de vôlei de praia, numa área total de 150.000m2 de verde exuberante, contornada pelo Rio Preto, formando uma ilha fluvial com vista para a Serra dos Itatins.

Mais Informações:

Ilha Clube Aerodesportivo

Rua 3 s/n – Jardim Novo horizonte – Peruíbe – SP.

Fone: (13) 9712-6302 – ID 55*7*60749


Náutica

Criada em 2001, com o intuito de servir de garagem e ponto de apoio às próprias embarcações. Com o passar do tempo, os amigos passaram a frequentar o local e a guardar suas embarcações.

Após algum tempo, fez-se necessária à criação de um espaço maior para guardar várias embarcações, pois a cidade não possui este tipo de serviço. Criamos então a Náutica do Toshio, onde hoje locamos espaço para guarda de embarcações. Possuímos barcos próprios para fazer passeios, pescarias e mergulhos e oferecemos suporte e apoio aos marinheiros e pescadores que passam pela região.

 

Mais Informações:

Náutica Toshio

Rua 21, 210 – Guaraú – Peruíbe – SP.

Fone: (13) 3457-9560 / Cel: (13) 9771-4859


 

Skate Park

Prática presente em todos os cantos do mundo, o Skate, o Patins e a Bike também tem presença em nossas ruas, boulevard e calçadões. Porém a modalidade ganhou destaque e novos seguidores a partir da construção do Skate Park, em 2005, que facilitou a vida dos skatistas, independente das condições climáticas, oferecendo também novos desafios e manobras.

O responsável por esse empreendimento na cidade, Michael Coronato destaca dentre as vantagens do Skate Park a segurança que hoje em dia não se encontra nas ruas e a oportunidade de novos participantes aderirem à modalidade com a participação e contribuição de perto por quem entende do assunto.

No local são oferecidas aulas de skate e patins por monitores especializados a fim de oferecer a adrenalina desses esportes e evitar que o aluno sofra alguma lesão.

Maicão, como é conhecido na cidade, relata que os turistas estão sempre presentes no Skate Park independente das idades. Nesses 8 anos de fundação, mais de 8 mil pessoas já visitaram o local. Como exemplo, durante um desfile de verão, em 2008, 800 pessoas estiveram presentes em um único dia.

Mais Informações:
Peruíbe Skate Park
Av. Gov. Mário Covas Jr., 81 (Beira Mar). – Peruíbe – SP.
Fone: (13) 3455-9575


 

Pesqueiros

Peruíbe oferece várias opções para essa modalidade. São muitos lagos espalhados por toda a região rural da cidade.

Lista de alguns pesqueiros da região:

Pesqueiros Três Irmãos/ Chapadão do Bugre – Entrada pela Estrada Armando Cunha, km 6.

Pesqueiro Girassol – Estrada Armando Cunha, Km 5,8 – fone: 3456 1317.

Pesqueiro Lagoa do Paturi – Rua Jaceguai, 486 – Ruínas – fone: 3456 3360.

Pesqueiro Dois Irmãos – estrada Armando Cunha, Km 5.


 

Sítio do Costinha

Tudo começou em 1995, quando a diretora de uma escola de Santos parou no sítio e pediu pra levar as crianças para conhecer o local. Eles receberam mais de 300 estudantes e não pararam mais. Hoje operam um restaurante, onde atendem até 40 pessoas por dia. “Oferecemos pratos típicos como o leitão à pururuca, o mais procurado, frango caipira, carne seca na moranga, patos, entre outros. Temos também doce de leite e de goiaba, abóbora, banana e mamão – tudo aqui do sítio”, diz Costinha. Ele brinca que pegou os clientes pelo estômago, mas a beleza do local também atrai os visitantes. O sítio oferece bica d’água, cavalos para passear e muito sossego. Tudo é simples e rústico, em um local afastado até dos vizinhos. “As famílias vêm para passar o dia e vão embora ao início da noite, principalmente nos finais de semana e feriados. Também recebo grupos de igrejas, mas tem de fazer reserva com um a dois dias de antecedência, para dar tempo de preparar os pratos”, explica. Costinha já participou de vários cursos de capacitação, palestras e de feiras agrícolas apoiadas pelo Sebrae.

 

Mais Informações:

Sítio do Costinha

Fone: (13) 9714-3123


 

parqueserradomar2Parque Estadual da Serra do Mar

Com quase 315 mil hectares, numa extensão que vai desde a divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro até o município de Itariri, no sul do Estado, passando por toda a faixa litorânea, o Parque Estadual da Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de mata Atlântica do Brasil.

A mata atlântica já cobriu quase toda a faixa litorânea de Norte a Sul do Brasil. Hoje, o pouco que restou está protegido em parques, reservas e estações ecológicas. Em São Paulo, unidades como o Parque Estadual da Serra do Mar são administradas pela Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do Instituto Florestal. Nos remanescentes da mata atlântica, protegidos no Núcleo, sobrevivem fauna e flora repletas de espécies ameaçadas de extinção, como o palmito, a orquídea Laelia purpurata, o macaco-prego, o bicho-preguiça e anta ou tapir. Das matas brotam nascentes que formam riachos e rios que garantem o abastecimento de água para milhões de pessoas na Baixada Santista.

Mais atrativos
Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo