Mulheres de Peruíbe terão patrulhamento de violência doméstica e familiar

Prefeitura destinou viatura exclusiva para este objetivo em parceria com o Poder Judiciário para projeto que coordena frentes no auxílio às vítimas

As mulheres de Peruíbe passam a ter a partir de agora um patrulhamento exclusivo para combater a violência doméstica e familiar na cidade. Para a iniciativa, a Prefeitura preparou uma viatura da Guarda Civil Municipal que se dedicará à ação em parceria com o Poder Judiciário em apoio a um programa que coordena frentes no auxílio às vítimas de casos da Lei Maria da Penha.

No ato da entrega do veículo o Chefe de Gabinete da Prefeitura anunciou o início do trabalho que será denominado Patrulhamento Somos Marias. A ação é uma parceria com o projeto Somos Marias, idealizado pela Juíza de Direito de Peruíbe, Dra. Danielle Grandinetti.

Idealizadora do projeto junto com a Juíza da cidade, Rafaela Alfino também falou sobre a importância da iniciativa. “Estamos muito felizes de receber essa viatura hoje. Essa aquisição é um ganho muito grande para o município porque é o pontapé inicial de um projeto muito relevante para as mulheres da cidade.” Ela explica que a patrulha fiscalizará medidas protetivas buscando a garantia e a efetividade dessas medidas dando uma segurança a mais para as mulheres que sofreram situações de violência doméstica.

De acordo com Rafaela, além do veículo caracterizado para este objetivo, o projeto prevê também uma capacitação para os guardas municipais que vão participar deste patrulhamento, com capacitação teórica, treinamento físico e também uma capacitação prática.

Projeto Somos Marias

O projeto Somos Marias foi idealizado para coordenar diversas frentes para auxiliar as vítimas de violência doméstica de Peruíbe. O programa produziu cartazes com um número de celular – (13) 99710-4414 – para quem busca ajuda. Uma sala do fórum da cidade foi reformada exclusivamente para este objetivo e se transformou em um aconchegante espaço para receber as mulheres e seus filhos. No local há atendimentos psicológicos em grupo e individual.

Além disso, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Peruíbe também dá assistência jurídica 24 horas. A comissão da mulher atende pelo WhatsApp (13) 99756-0281

Mulheres de Peruíbe terão patrulhamento de violência doméstica e familiar