Peruíbe promove 10ª Conferência Municipal de Assistência Social

Acontece nesta sexta-feira (24) a 10ª edição da Conferencia Municipal de Assistência Social, com a participação de representantes do poder público, entidades assistenciais e da sociedade civil. O evento, que acontece a cada dois anos na Cidade, busca criar um espaço democrático e participativo para a formulação de políticas públicas voltadas à assistência social.
A conferência permite a troca de experiências e ideias com a finalidade de aprimorar os trabalhos na área social, para ampliar o acesso da população aos direitos básicos de cidadania e a cobertura dos serviços, programas, benefícios e transferência de renda para os munícipes em situação de vulnerabilidade.
Nesta edição, o evento está sendo realizado no prédio do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público (Sintrape), com diversas atividades promovidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social. A programação teve início às 9h com a abertura da plenária e leitura do regimento da conferência. Na sequência, houve uma apresentação artística de dança com as alunas do Projeto Relfe.

Para ampliar o diálogo sobre políticas públicas, o professor Ademir Alves da Silva, doutor em Serviço Social e Políticas Sociais pela PUC/SP, ministrou uma palestra com o tema do evento “Consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) de vez rumo a 2026”.

Em seu discurso, ele defendeu a necessidade de atrelar a área social com a política econômica, como instrumento de combate à desigualdade social. “Precisamos compreender que a assistência social não é um mero ato de caridade, mas faz parte do compromisso do Estado com o bem-estar social da população”, afirmou o docente. “Por conta disso, a política social deve estar ligada a economia do país, para a melhor distribuição de renda”.
O palestrante falou ainda sobre os desafios da assistência social no contexto da crise econômica internacional e também sobre a participação da comunidade na elaboração das políticas públicas: “É necessário construir uma sociedade mais igualitária, em que todos tenham direito à renda, ao trabalho e ao bem-estar”
A programação segue nesta tarde com a formação dos grupos de trabalho para debater as ações já realizadas no Município, os desafios e as metas para os próximos anos. Os participantes terão a oportunidade de apresentar propostas e sugestões para consolidar avanços na área social do Município.
No final, os participantes escolherão os delegados que representarão o Município na Conferência Estadual.

Peruíbe promove 10ª Conferência Municipal de Assistência Social