Praça Flórida – Feira de Artesanato

A Praça Flórida, como é conhecida, foi inaugurada em julho de 1997 numa iniciativa da Prefeitura Municipal, artistas plásticos e artesãos. Para expor na Praça é necessário ser certificado como artesão pela Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades – órgão do governo estadual para o artesanato).

A praça conta com cobertura permanente, 25 expositores fixos de artesanato, 8 boxes de alimentação com som ao vivo aos finais de semana, play ground, quadra poliesportiva e muito espaço para apresentação de artistas plásticos e de outras manifestações artísticas.

Atualmente o UPA- União Pró Artesanato é a Associação responsável pela organização da feira e trabalha para sua sustentabilidade e desenvolvimento, contribuindo de forma direta com a comunidade e o turismo de Peruíbe.

A feira oferece artefatos de couro, bambu, taquara, cipó, resinas epox e biscuit, vidro, prata, madeira, tecidos, feltro, pedra de jardim, conchas, pedras brasileiras, alpaca, sementes e outros materiais.

São confeccionados arcos, flautas, zarabatanas e outros instrumentais indígenas; bonecas, brinquedos (aviões, carrinhos) camisetas, anéis, colares, placas artesanais, molduras para quadros, bonecos fantoches, tapetes, utilidades em material reciclado, saídas de praia, bonés, toucas, batas, vestidos, abajur, arandelas e uma grande variedade de lembranças e souvenires de Peruíbe.

Os artesãos também prestam serviços de pirogravura, entalhe, pintura, tingimento, gravação em metais, jóias por encomenda – reparos, construção de mini ambientes, artefatos por encomenda, silk screen, restauração de móveis e fornecem peças para lojistas. Alguns artesãos também recebem os visitantes em seus ateliês.

A Praça Flórida está localizada na Avenida Padre Anchieta, altura do 2800, próxima ao Compre Bem 2, de frente a Pizzaria La Vera Napolitana. Funciona o ano todo das 18:00 as 23:00, sábados, domingos, feriados e temporadas de férias. Nos meses de maio, junho e agosto, exposições nas sextas e sábados.

Veja Imagens

Veja mapa