Prefeitura inicia a instalação de 52 novos abrigos nos pontos de ônibus

Os usuários do transporte público municipal de Peruíbe tiveram uma boa notícia. Isso porque a Prefeitura iniciou a instalação de novos abrigos em diversos bairros da cidade. O investimento é resultado de uma solicitação da Administração Municipal ao Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), que homologou a decisão aprovada pelo Conselho do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano no último ano.

De acordo com o arquiteto da Secretaria Municipal de Planejamento, Maurício Maranhão, além dos 52 novos pontos, o recurso também contemplou a recuperação de 21 abrigos de concreto já existentes. Segundo a Secretaria, a empresa deu 25% de desconto na licitação e por conta disso também negocia a instalação de pontos adicionais em outros locais da cidade.

Inicialmente, os novos abrigos estão sendo instalados na Vila Erminda, além das avenidas João Abel e Padre Anchieta entre os bairros Três Marias e Maria Helena Novaes.

O investimento foi solicitado pelo prefeito de Peruíbe, Luiz Maurício, quando era presidente do Condesb. Ele havia assumido o cargo em 13 de março de 2019, em substituição a Pedro Gouvêa, chefe do Executivo de São Vicente. Já este ano, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa é o atual presidente do Conselho.

Conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 26 de outubro de 2019, o recurso foi aprovado pelo Conselho e aplicado pelo Fundo, que tem como finalidade dar suporte financeiro ao planejamento integrado e às ações conjuntas decorrentes, no que se refere às funções públicas de interesse comum entre o Estado e os Municípios integrantes da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Os recursos da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) são acessíveis às prefeituras quando estão com suas obrigações em dia com o Condesb e apresentam os projetos necessários para análise do Conselho. O Condesb trata de assuntos de interesse comum das nove cidades da região (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Bertioga, Cubatão, Itanhaém, Peruíbe e Mongaguá) e é formado por representantes de cada município e de mais nove do governo estadual.

Prefeitura inicia a instalação de 52 novos abrigos nos pontos de ônibus