PREFEITURA CANCELA PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL

Decisão foi baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, que apontaram um aumento considerável do número de novos casos de pacientes com alguma síndrome gripal na cidade

A cidade de Peruíbe não terá programação de carnaval neste ano. Essa decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (10) pela Administração Municipal com base em dados técnicos apresentados pela Vigilância em Saúde sobre o crescimento de casos e contaminação da variante ômicron e do surto de gripe na região.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Cultura e Esportes, seriam 17 blocos que envolvem aproximadamente 100.000 pessoas, além das apresentações com artistas locais durante as cinco noites, que aconteceriam em vários pontos da cidade. “Só o Bloco das Virgens, por exemplo, em 2020 (que foi o último), tinham aproximadamente 20.000 foliões. ”, pontua.

Aumento de casos
O aumento do número de pacientes com síndromes gripais vem sendo gradativo nos últimos dias. A rede de Saúde, por exemplo, apontou que mais de 300 pacientes por dia têm procurado os serviços com sintomas respiratórios. Por conta desse número elevado de novos casos, a Secretaria Municipal de Saúde tem contratado mais profissionais.

A Prefeitura de Peruíbe já havia se antecipado a esse aumento de demandas na área de saúde com ações como:
• Antecipação de doses adicionais de vacinas AntiCovid de 5 apara 4 meses após a D2;
• Solicitação de vacinas de Influenza e sugestão de adiantamento da campanha Sazonal;
• Início de testagem rápida de Antígeno COVID19 na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h;
• Abertura de pronto atendimento a gestantes com sintomas respiratórios em todas as Unidades de Saúde da Família (USAFAs) sem necessidade de agendamento;
• Contratação emergencial de profissionais de saúde;

Dose adicional
É extremamente importante que o público apto residente na cidade de Peruíbe procure as unidades de Saúde do município para tomar a dose adicional antiCovid. Segue a relação das unidades que têm vacinado das 9h às 15h.

Postos fixos (de segunda a sexta-feira:
Caraguava, Centro, Ribamar, Trevo e Veneza.

Postos volantes:
Segunda-feira: Vila Peruíbe
Terça-feira: Torre
Quarta-feira: Santa Isabel e Guaraú
Quinta-feira: Recreio Santista
Sexta-feira: Nova Itariri e Jardim Brasil

Atualmente, há apenas um morador de Peruíbe internado por Covid-19, em um hospital estadual da região. Em março, Peruíbe chegou a ter 66 moradores internados por Covid-19 no mesmo dia.

Medidas sanitárias
Além da vacinação, a população deve seguir cumprindo todas as recomendações sanitárias como:

  • Manter o uso de máscaras obrigatório na comunidade;
  • Higienização das mãos;
  • Etiqueta respiratória;
  • Evitar qualquer tipo de aglomeração onde não se possa ter controle sanitário seguro.
PREFEITURA CANCELA PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL
Rolar para o topo