Agricultura familiar gera renda e agrega qualidade aos alimentos

Programa incentiva produção de alimentos orgânicos na Agricultura familiar
Peruíbe está colhendo os frutos do incentivo ao pequeno agricultor. Neste mês, foi realizada a primeira colheita de hortaliças produzidas em estufa por produtores rurais do Município. Aproximadamente 280 kg, entre pepinos, berinjelas, abobrinhas e pimentões, foram produzidos graças a uma parceria entre a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), e o Departamento de Agricultura e Pesca de Peruíbe.

Para o cultivo de gêneros alimentícios em estufa, os agricultores recebem o apoio e orientação de engenheiros e técnicos agrônomos do Departamento de Agricultura Municipal.
As hortaliças foram cultivadas em quatro estufas agrícolas instaladas em uma área de 500 metros. Após a colheita, os produtores de Peruíbe repassam os alimentos para a Cooperativa Coperrumo, de Mongaguá, que os comercializa região.
O cultivo é realizado em vasos protegidos pelas estufas, e, por isso é menos suscetível a pragas. A iniciativa é uma oportunidade para que os pequenos agricultores forneçam seus produtos para outras cidades da região, gerando renda, e atraindo para que mais famílias se preparem para começar a produção de outros alimentos, utilizando da mesma técnica

Programa de aquisição de alimentos
Desde 2008 a Administração Municipal também põe em prática o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que fornece produtos alimentícios agrícolas para famílias da cidade cadastradas em projetos assistenciais.
Os alimentos são produzidos por cerca de 110 pequenos produtores da Cidade, por meio do Núcleo Rural e a Associação do Morro das Panelas e Cossóca, e vão diretamente para a mesa das famílias.
O Departamento de Agricultura atua com apoio da Casa de Agricultura do Estado de São Paulo, que incentiva o projeto e tem o papel de oferecer assistência técnica aos agricultores e vistoriar o produto a ser entregue, garantindo a qualidade do alimento que é fornecido à população.

Agricultura familiar gera renda e agrega qualidade aos alimentos