Projeto para incentivar descarte correto de pilhas e baterias é lançado

Comprometida com as questões ambientais, a Prefeitura de Peruíbe iniciou um projeto para incentivar o descarte correto de pilhas e baterias. A iniciativa foi inaugurada oficialmente pela prefeita Ana Preto, em um ato simbólico realizado no Paço Municipal. Nessa primeira etapa, a Administração, por meio do Departamento de Meio Ambiente, implantou oito pontos de coleta em diversos locais da Cidade para facilitar o acesso dos moradores, que agora poderão dar um destino socialmente sustentável aos resíduos que ficam acumulados em suas residências.

Os postos de coleta contam com um equipamento receptor, de cor laranja, que é de uso exclusivo para o recolhimento de pilhas e baterias. Os materiais arrecadados serão retirados pela empresa GMC Log, de São José dos Campos, contratada pelas fabricantes desses produtos para que os mesmos sejam reutilizados pela indústria. Além de evitar a poluição ambiental, a reciclagem de pilhas e baterias permite a criação de novos produtos que podem servir novamente à sociedade.

Batizado de “Papa Pilha”, o projeto está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos, entre eles pilhas e baterias, ao setor empresarial, para reaproveitamento, ambientalmente adequado.

Para o setor privado, a iniciativa oferece diversas vantagens econômicas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas e poluição ao meio ambiente.

A Administração Municipal massume a responsabilidade pelas campanhas de educação e conscientização para os consumidores, além de fiscalizar a execução das etapas da logística reversa.

O Departamento de Meio Ambiente tem realizado palestras sobre o tema em unidades de ensino do Município.

Por que reciclar?

Com o uso cada vez mais frequente de aparelhos eletrônicos na sociedade atual, aumentou consideravelmente a demanda por pilhas e baterias que são a força motriz desses equipamentos. Isso, porém, gerou novos desafios para o descarte desses resíduos. De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, quando descartadas sem responsabilidade ambiental, as pilhas e baterias podem causar sérios danos à natureza devido aos metais pesados presentes em sua composição (cádmio, chumbo, mercúrio, etc), extremamente perigosos à saúde. Para evitar esses dados à natureza, todas as pessoas podem colaborar com o Projeto Papa Pilha, efetivando assim ações que voltadas à sustentabilidade e à preservação ambiental.

Confira os pontos de coleta

Prefeitura de Peruíbe – Rua Nilo Soares Ferreira, n° 50, Centro

Câmara de Vereadores – Rua Nilo Soares Ferreira, n° 37, Centro