Prefeitos da região cobram apoio do Estado para área da Saúde

A prefeita de Peruíbe, juntamente com prefeitos da região, esteve reunida na manhã desta terça-feira (8), com o secretário de Saúde do Estado de São Paulo, na capital. A pauta principal da reunião foi a busca por soluções da crise hospitalar instalada na Baixada Santista.

Os hospitais de referência que atendem a todos os municípios, como é o caso da Santa Casa de Santos, passam por sérios problemas financeiros devido ao atraso nos repasses. Sem os recursos necessários para a prestação dos serviços na Saúde, a manutenção do atendimento à população fica prejudicada em toda a Baixada Santista. O funcionamento das unidades de Saúde da região dependem dos repasses de recursos por parte da União e Estado.

Ficou acertado na reunião que os prefeitos farão uma solicitação ao Ministério da Saúde reivindicando as necessidades, para que sejam intermediadas pelo Governo do Estado.

Com relação aos repasses estaduais, o secretário, prometeu que em uma semana dará um posicionamento às prefeituras com o cronograma para o acerto dos pagamentos em atraso.

Durante o encontro com o secretário, os gestores reivindicaram também o apoio do governo estadual para a ampliação de medidas efetivas no combate à dengue, zica vírus e chikungunya. Os prefeitos apresentaram uma proposta para a contratação emergencial de frente de trabalho, por meio da Secretaria de Estado de Relações do Trabalho, para reforçar as equipes de Saúde que já atuam nos municípios.

Prefeitos da região cobram apoio do Estado para área da Saúde