Prefeitura de Peruíbe mapeia locais e promove mutirão contra mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus

Após um levantamento de campo realizado pelo Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, que mapeou os pontos onde existem maiores números de possíveis larvários (criadouros de larvas), no sábado (19), a Prefeitura de Peruíbe promoveu um grande mutirão de combate ao aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, na região do bairro Caraguava. A Administração convocou para a operação preventiva contra o mosquito, dezenas de funcionários públicos que pertencem a diferentes setores municipais.

Desde as 9h da manhã até às 13h30, quando os trabalhos do mutirão tiveram que ser interrompidos devido à forte chuva que caiu, foram inspecionadas 551 casas, além de terrenos baldios, calçadas e ruas. As equipes de técnicos e funcionários conseguiram verificar um total de 38 quarteirões ao longo de 15 ruas. Durante a ação da Prefeitura na área abrangida, foi retirada mais de uma tonelada de materiais inservíveis, como, pneus, latas, plásticos, embalagens, garrafas e etc…

A fiscalização da Prefeitura autuou 25 proprietários de casas e terrenos, após constatar a existência de criadouros de larvas do mosquito aedes aegypti em suas propriedades. As autuações podem gerar multas de até R$800,00, e no caso de haver reincidência esse valor é multiplicado a cada nova infração cometida.
O mutirão foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária.
O resultado foi altamente positivo, os moradores colaboraram com a ação e permitiram a entrada dos fiscais. O próximo mutirão contra o mosquito aedes aegypti em Peruíbe será realizado no dia 9 de janeiro, em local ainda a ser definido.