Inscrição para castração de cães e gatos está encerrada neste primeiro semestre

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) encerrou a inscrição para a castração de cães e gatos no primeiro semestre. As 600 vagas foram preenchidas por moradores que fizeram o cadastro de seus animais de estimação junto à Zoonoses, desde o início do ano.

A equipe da CCZ, que iniciou os procedimentos cirúrgicos do calendário deste ano, já efetuou 100 castrações apenas neste mês.

Para o segundo semestre, serão abertas novas inscrições para o preenchimento de 500 a 600 vagas, conforme a programação da equipe de trabalho do CCZ.

Cirurgia
Ao contrário do que muitos pensam, a castração é um procedimento cirúrgico muito simples que garante a esterilização de machos e fêmeas, sem causar qualquer tipo de prejuízo à saúde do animal.

O objetivo deste trabalho é evitar o crescimento desordenado da população animal, que acaba resultando em abandonos e maus tratos. Outro benefício é que a cirurgia previne algumas doenças, como câncer de mama e infecções uterinas nas fêmeas, e tumores nos testículos dos machos.

Inscrição para castração de cães e gatos está encerrada neste primeiro semestre