Prefeitura realiza novo mutirão de combate à dengue, neste sábado (16)

Sem dar tréguas no combate à dengue, a Prefeitura de Peruíbe fará novamente um mutirão, neste sábado (16), para conscientizar os moradores e recolher materiais inservíveis – como garrafas pet e latinhas – que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor Aedes aegypti.

O mutirão acontecerá no bairro Três Marias, a partir das 8h, com concentração em frente à igreja Bola de Neve (Avenida Padre Anchieta, 5.075). A caminhada pelas ruas do bairro começará às 9h, com o apoio de agentes de endemias, funcionários e voluntários, que, juntos, buscarão orientar os moradores sobre a importância das ações preventivas para evitar o surgimento de focos de dengue nas residências.

A iniciativa também pretende mostrar que a participação popular é fundamental na luta contra a doença, de modo que todos os moradores podem se tornaram multiplicações das ações preventivas em suas residências.
Balanço positivo

No último mutirão realizado na região do bairro do Caraguava, foi recolhida mais de 1 tonelada de materiais inservíveis, como, pneus, latas, plásticos, embalagens, garrafas e etc., que podem se tornar criadouros do mosquito com o acúmulo de água parada. A ação inspecionou 551 casas, em um total de 38 quarteirões, ao longo de 15 ruas.

A fiscalização da Prefeitura autuou 25 proprietários de casas e terrenos, após constatar a existência de criadouros de larvas do mosquito aedes aegypti em suas propriedades. As autuações podem gerar multas de até R$800,00, e no caso de haver reincidência esse valor é multiplicado a cada nova infração cometida.

O mutirão foi coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Departamento de Vigilância Sanitária. O resultado foi altamente positivo, os moradores colaboraram com a ação e permitiram a entrada dos fiscais.

Prefeitura realiza novo mutirão de combate à dengue, neste sábado (16)