Evento alerta para a conscientização e diagnóstico da dor crônica

Para marcar o Dia Mundial da Fibromialgia e Dor Crônica, no dia 11 de maio será realizado o evento “A Dor Arte”, que tem por objetivo conscientizar e enfatizar a importância do tratamento dessas doenças. A programação realizada será realizada pelo Projeto Corpo Falante e a Faculdade de Peruíbe, com o apoio da Prefeitura terá início às 10h, na Praça Monsenhor Lino dos Passos (Praça da Matriz).

A fibromialgia é uma doença crônica caracterizada por causar dor em todo o corpo. Uma vez que suas causas específicas são desconhecidas, é comumente associada à depressão ou ansiedade. O diagnóstico precoce permite melhores resultados no tratamento. Diante disso, o evento irá orientar e auxiliar a população a identificar e procurar o tratamento correto.

Por meio de terapias artísticas e referências de obras da artista Frida Kahlo, o público poderá participar de oficinas de dança, de arteterapia, atividades físicas, sorteios de brindes, além de prestigiar uma exposição de obras de pacientes com fibromialgia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e apresentações de grupos de dança e música.

A programação conta também com tendas de orientações sobre dor, toque terapêutico, mensuração de pressão e teste de glicemia.

Quem foi Frida Kahlo?

Frida Khalo foi uma artista mexicana do século XX, que ficou conhecida por expor em sua arte a vida repleta de superações e sofrimentos.

Aos seis anos de idade contraiu poliomielite, doença que levou sequelas na perna esquerda, deixando o membro mais curto. Ao 18 anos sofreu um acidente de ônibus, em que sofreu fraturas em três vertebras e ficou impedida de ter filhos.

Entre suas obras mais famosas estão: Autorretrato em vestido de veludo (1926), As duas Fridas (1939) e Sem esperança (1945).

Confira a programação do evento:
10h– Abertura e Agradecimentos
10h30 – Prática de atividade física – Caminhada e Exercícios Corpo Falante e Abertura da Tenda da Saúde
11h30 – Atividade de Dança Circular – Prof. Ton Gapar
12h – Apresentação de Teatro de Rua – CETLA – Vida e Obra de Frida
12h30 – Apresentações de Embaixadinhas com Futebol de Amputados e Atividade de Volêi Adaptado.
13h – Apresentação de Dança (Stúdio Angel e Colônia Veneza) e abertura da oficina de Arte e Terapia ( Profa. Dra. Andréia Salvador docente da Faculdade de Peruíbe)
13h30 – Apresentação Projeto Aurora com Pierina Ballarina
14h30 –Encerramento