Prefeitura promove campanha para incentivar doação de leite materno

Alimento rico em nutrientes, o leite materno é essencial para o desenvolvimento saudável de uma criança nos primeiros anos de vida. No entanto, muitas mães sofrem consequências do parto prematuro ou algum outro problema de saúde que prejudicam o fornecimento de leite para o bebê recém-nascido. Nesses casos, as mães necessitam recorrer ao Banco de Leite, para suprir ou complementar a alimentação de seus filhos.

Para ajudar as mães e crianças que se encontram nessas condições, a Prefeitura de Peruíbe, por meio da Secretaria da Saúde, realizará a Semana de Doação de Leite Materno, de 16 a 20 de maio. A campanha tem objetivo de incentivar as mulheres que amamentam para a doação de leite e assim ampliar os estoques do Banco de Leite Municipal, que atende a alimentação completa ou parcial de vários bebês atendidos pelos serviços municipais de saúde.

Durante a semana, a equipe de saúde ficará de plantão no Banco de Leite, das 9h às 16h, para prestar atendimento, tirar as dúvidas e orientar as mães sobre a prática da amamentação. Também serão afixados faixas e cartazes nas unidades de saúde, bem como informativos nas mídias para esclarecer a população.

Gincana

Ao longo da semana serão realizadas gincanas com agentes de saúde, visando a promoção do aleitamento materno, captação de Leite e o aumento de mães doadoras. As atividades ocorrerão na Casa da Mulher nas Unidades de Saúde do Caraguava e Parque do Trevo.

Em cada unidade, haverá ainda uma ação para homenagear as mães que participam da campanha e contribuem para o crescimento saudável das crianças.

Quem pode participar

Qualquer mulher em fase de amamentação, e com saúde, pode fazer a doação de leite.

O leite materno é o alimento completo, seguro e sustentável para os bebês até os seis meses de vida, com todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento. Após os seis meses, o leite continua sendo eficaz e deve ser complementado com alimentação caseira de qualidade.

Doar leite é um simples gesto de solidariedade que pode salvar vidas.

Mais informações no Banco de Leite Humano, que fica Rua Rosa Gatti Fortuna, 86 – Centro, ou pelo telefone (13) 3451-3044.

Prefeitura promove campanha para incentivar doação de leite materno