RESÍDUOS SÓLIDOS É TEMA DE OFICINA MICRO REGIONAL PERUÍBE

Em mais uma rodada de debates com a sociedade civil, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e a Agência Metropolitana (Agem) promovem, nesta sexta-feira, dia 23, em Peruíbe, mais uma Oficina Microrregional sobre a elaboração do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista (PRGIRS/BS). As reuniões já aconteceram em Praia Grande e Guarujá, com o objetivo de facilitar a participação de moradores das cidades da região, próximos a cada uma destas cidades.
As Oficinas Microrregionais fazem parte da segunda etapa do processo de elaboração do Plano, que consiste em traçar um panorama dos resíduos sólidos na Região Metropolitana da Baixada Santista. Técnicos do IPT coletaram amostras nos nove municípios, para análise da composição do material (avaliação de percentual de recicláveis e matéria orgânica, índice de umidade e contaminação, entre outros), além de informações junto aos vários agentes (públicos e privados) envolvidos com a questão. Os dados das análises serão apresentados no debate (o documento está disponível no hotsite).
As inscrições dos representantes de associações, universidades, organizações não-governamentais, entre outros, deve ser feita no link https://pt.surveymonkey.com/r/KHBPSFY.
Esta segunda etapa prevê, ainda, a realização de três audiências públicas microrregionais, previstas para o segundo semestre. A primeira fase, que abordou a questão da ´Mobilização Social e Divulgação`, incluiu oficinas técnicas, envolvendo técnicos das prefeituras, da Agem e de órgãos estaduais. Foi encerrada com uma Oficina Temática Regional que reuniu mais de cem pessoas no SESC-Santos, no início de março. Aquele encontro deu início, também, ao processo de discussão com a sociedade civil.
O Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista está sendo elaborado pelos técnicos do Laboratório de Resíduos e Áreas Contaminadas, do Centro de Tecnologias Geoambientais do IPT, contratado pela Agência Metropolitana, com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). O objetivo é apontar alternativas para a gestão adequada dos resíduos sólidos na região, considerando os aspectos ambientais, econômicos e sociais. Todo processo é acompanhado pela Câmara Temática de Meio Ambiente e Saneamento do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (CONDESB) e por um Comitê Gestor dos trabalhos.
Para reforçar o caráter participativo e de transparência do trabalho, a Agem criou uma página na internet específica sobre os trabalhos. O acesso pode ser feito diretamente (https://www.agem.sp.gov.br/planoderesiduossolidos) ou pelo ícone do Plano de Gestão de Resíduos Sólidos, no site da Agem (https://www.agem.sp.gov.br/).
• Data: 23 de junho, sexta-feira
• Horário: 13h às 18h
• Local: Etec de Peruíbe (Alan Kardec, 1695 – Jardim Marcia I).
#peruibe #residuossolidos #umacidadedetodos

RESÍDUOS SÓLIDOS É TEMA DE OFICINA MICRO REGIONAL PERUÍBE