Prefeitura de Peruíbe fornece medicamentos gratuitos para cerca de 20 mil pacientes ao mês

Usuários da rede pública e as pessoas atendidas em clínicas particulares podem ter acesso ao serviço

A Prefeitura de Peruíbe fornece mensalmente medicamentos gratuitos para cerca de 20 mil pacientes. Entre os fármacos distribuídos à população estão os elaborados pela Farmácia de Manipulação, medicamentos da Farmácia de Dispensação e os da Farmácia de Alto Custo.

Para coordenar o sistema das farmácias, conforme as necessidades de atendimento e estoque, a Administração Municipal mantém o Serviço de Assistência Farmacêutica (SAF). O setor movimenta hoje, aproximadamente 600 tipos diferentes de medicamentos e insumos, que atendem o tratamento e controle de diversas enfermidades.

Comprometido em oferecer qualidade e eficiência para o usuário, o SAF é o responsável pelo abastecimento farmacêutico da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e demais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município.

Assim como os pacientes da rede pública, as pessoas atendidas em clínicas particulares também podem ter acesso ao serviço mediante a devida prescrição médica. Para isso, é necessário efetuar um cadastro e cumprir os procedimentos estabelecidos por cada tipo de Farmácia.

Veja as diferenças entre os setores de Farmácias mantidos pela Prefeitura:

Farmácia de Dispensação – Ela é responsável pela oferta de medicamentos básicos destinados à atenção primária de saúde. Sob uma prescrição médica (receita), o público tem acesso a analgésicos, anti-inflamatórios, antiácidos, medicamentos contra a hipertensão, hipoglicemia e outros. A unidade está localizada no prédio do Antigo Hospital, que fica na Rua Alfredo Gomes, s/n, no Centro.

Farmácia de Alto Custo – Esta disponibiliza os medicamentos para o tratamento de doenças com maior complexidade, como por exemplo a asma, colesterol, esclerose múltipla e a osteoporose. Os fármacos são fornecidos por meio da parceria entre a Administração Municipal e o Governo do Estado de São Paulo. Para ter acesso ao medicamento é necessário que o paciente leve o receituário médico e efetue um cadastro. Esta farmácia também está localizada no prédio do antigo Hospital.

Farmácia de Manipulação – Este setor atua na produção de medicamentos destinados a pacientes que recebem atendimento ambulatorial no Município (com prontuário), vindos das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Ambulatório Médico de Especialidades (AME). O serviço é mantido pela Prefeitura e assiste a mais de 3 mil usuários por mês, com uma produção média de 100 mil cápsulas de medicamentos. A Manipulação produz 23 tipos de remédios de qualidade e eficiência comprovada, para o tratamento ambulatorial nos casos de hipertensão arterial, micoses, inflamações, alergias, doenças da próstata, úlceras, gastrites e no tratamento de verminoses. A Farmácia de Manipulação está localizada na Rua Alfredo Gomes, 39 – Centro.