O QUE VOCÊ PROCURA?

Escola de Governo e Aperfeiçoamento do Servidor Público

egaspA Escola de Governo e Aperfeiçoamento do Servidor Público – EGASP, está vinculada ao Departamento de Administração da Prefeitura Municipal de Peruibe. O objetivo da EGASP é desenvolver projetos para elevar o conhecimento, desenvolvimento, envolvimento e participação dos funcionários públicos municipais, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados à população.

Decreto nùmero 2.862 de 08 de fevereiro de 2007, que cria a EGASP

Para entrar em contato: egasp@peruibe2.sp.gov.br


INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

logo_tcu Fundação Brasdesco - Escola Virtual
senadofederal-logo.fw senai_logo Fundação Brasdesco - Escola Virtual
logo_einsten fieg-logo logo senar
veduca_flat_white

 


CURSOS REALIZADOS

Acesse a lista de cursos já realizados pela EGASP


ATUAÇÃO E FUNCIONAMENTO

INTRODUÇÃO

O presente relatório visa descrever a filosofia, atividades e objetivos a que se propõe o órgão responsável em proporcionar capacitação aos funcionários públicos municipais de Peruibe.

2)MISSÃO

“Promover o desenvolvimento integral do(a) servidor(a), através de programas de capacitação e qualificação, para o exercício de sua função social.”

3)OBJETIVOS

Conscientizar o servidor público para a compreensão do seu papel social enquanto sujeito e profissional atuante;

Promover o desenvolvimento integral dos servidores públicos municipais, desde a alfabetização até os mais altos níveis de educação formal;

Capacitar profissionalmente os servidores para um exercício eficaz de suas tarefas individuais;

Preparar os servidores para uma gestão voltada para uma qualidade social, que tem entre os seus referenciais a satisfação dos usuários dos serviços da Prefeitura Municipal de Peruibe;

Aproveitar e explorar a experiência do aluno, como servidor público e cidadão;

Disseminar o conhecimento com criatividade;

4)ÁREAS DE ATUAÇÃO

Educação Formal: Visa promover a escolarização integral dos servidores, desde a alfabetização até os mais altos níveis de educação formal; contribuindo para a conscientização de seu papel social;

Desenvolvimento Global: Proporciona capacitação e aperfeiçoamento para a obtenção da consciência do papel social no serviço público e das ações ligadas às metas de planejamento institucional;

Desenvolvimento Profissional: Capacitação dos servidores na sua área de atuação, visando aperfeiçoamento de seu trabalho e superação de dificuldades detectadas, seja no plano individual, seja nas unidades de trabalho;

Desenvolvimento Gerencial: Capacitação e aperfeiçoamento dos servidores em cargos de chefia, objetivando atualização e desenvolvimento de liderança, assessoramento e direção de equipes.

5)DEMANDAS DE CAPACITAÇÃO

a)Solicitação por área específica: A EGASP receberá a solicitação de capacitação através de ofícios ou memorandos, os quais serão analisados e diagnosticados.

b)Oferta de cursos:Ocorre quando uma determinada área da Prefeitura Municipal de Peruibe, apresenta uma proposta de atividade de capacitação específica, que geralmente já tem instrutor definido.A solicitação é analisada, verificando o seu objetivo, resultado pretendido, meta a atingir, melhorias proporcionadas e público alvo a ser atingido. A partir dessa análise o curso é elaborado em conjunto com a EGASP.

c)Levantamento de necessidades de capacitação. A EGASP atuará investigando previamente as necessidades de capacitação da Prefeitura Municipal de Peruibe por meio de:

-Cursos e atividades: durante a realização dos cursos e outras atividades da EGASP podem surgir diversas demandas de capacitação, através de solicitação individual ou grupal, ou da percepção dos instrutores;

-Representantes internos nos Departamentos: servidores efetivos que são considerados referenciais no reconhecimento de dificuldades e necessidades nos departamentos. Podem fornecer várias demandas e ajudam na verificação da real necessidade das mesmas. O contato é estabelecido através de reunião, encontros, capacitações e entrevistas.

Entrevistas: recurso utilizado para a identificação ou verificação de demandas, em áreas estratégicas da Prefeitura Municipal de Peruibe.

Índices quantitativos: dados verificados em relatórios, cadastros de funcionários, que podem ser utilizados como indicador de necessidades de capacitação. Ex.: a pesquisa realizada entre os servidores, realizada em fevereiro/2007, verificou-se a grande quantidade de servidores com pouca escolaridade.

Formulário ou questionário: direcionado a todas as áreas da Prefeitura Municipal de Peruibe que pode identificar:-Áreas com possíveis demandas de capacitação;-Quantidade de funcionários com necessidades de capacitação;-Cargos que mais solicitam cursos, e-Tipos de cursos mais solicitados.

6) DIAGNÓSTICO

O objetivo do diagnóstico será verificar a real necessidade das demandas e dar os devidos encaminhamentos. Além disso será necessário analisar se os objetivos de capacitação estão de acordo com as diretrizes de governo. A análise técnica estará baseada nos objetivos da instituição, da áreas específicas e dos cargos.O resultado deste diagnóstico pelo ocasionar a elaboração de uma atividade de capacitação; caso não seja, a EGASP identifica a indica para qual área da Prefeitura deve ser encaminhada a solicitação.O diagnóstico poderá resultar em:-Capacitação interna: realizada pela EGASP ou através de parceria com outros órgãos da Administração Pública Municipal ou entidades de classe;-Capacitação externa: contratação de cursos externos ou realizados através de parceria com instituições ora da Prefeitura Municipal de Peruibe; ou-Acompanhamento de processos de trabalho: a EGASP desenvolverá atividades junto à equipes de trabalho.

7)ELABORAÇÃO DE CAPACITAÇÃO

Instrutor: interno ou externo – procura-se valorizar o servidor que tem o conhecimento necessário e habilidade para estar atuando junto a EGASP; ou verifica-se a necessidade em trazer algum especialista de fora da Prefeitura Municipal de Peruibe.-Cronograma: duração do curso (carga horária) e montagem do cronograma de atividades de acordo com a disponibilidade do instrutor e necessidade da área de trabalho.-Metodologia/didática: será sempre discutida em função de estar alinhada aos objetivos e às formas de atuação da EGASP.-Conteúdo: será elaborado e discutido entre os parceiros. Geralmente, quando há contratação de curso externo o conteúdo já está pronto, podendo ser adaptado às necessidades da Prefeitura Municipal de Peruibe.-Material didático: montagem de apostilas e/ou indicação de outros materiais a serem utilizados no curso.-Equipamentos: verificado de acordo com o planejamento das aulas.-Infra-estrutura: ambientação do local, cadeiras, banheiros, ventilação, coffee break, etc;-Avaliação: elaborada de acordo com os critérios pré-definidos para a investigação da dinâmica e validade do curso.

8)VIABILIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE CAPACITAÇÃO

Conscientização das chefias: chefias conscientes da importância da capacidade no processo de gestão de pessoas, para incentivar seus funcionários a participação dos cursos e atividades de capacitação voltados ao seu desenvolvimento profissional;-Dispensa dos funcionários: consciência dos gestores públicos de que as atividades de capacitação e desenvolvimento fazem parte do trabalho, portanto ocorrem no horário de desempenho de suas atividades funcionais;-Recursos financeiros: necessidade de aprovação dos recursos do Fundo de Capacitação para o investimento nas atividades da EGASP.

9)INSCRIÇÕES

Cada curso terá critério pré-determinado e só são aceitas as inscrições dos servidores que atendem aos pré-requisitos exigidos.A inscrição pode ser feita por meio de:-Representantes de recursos humanos: são aqueles que fazem a triagem dos servidores de seu Departamento que têm interesse em participar dos cursos. Cabe a eles encaminhar à EGASP, a relação dos servidores selecionados para inscrição nos cursos.-Indicação: ocorre quando é um curso específico para um determinado público. Neste caso a indicação é feita pela Diretoria do Departamento;-Processo de seleção: realização de seleções para as vagas dos existentes.

10) DIVULGAÇÃO

Folhetos de cursos da EGASP – distribuídos aos servidores (informações gerais sobre a EGASP e sobre as atividades desenvolvidas);-Página da EGASP na internet – existência de um link no portal da Prefeitura Municipal de Peruibe, dentro do Departamento de Administração. Neste acesso será possível verificar quais os cursos estão sendo oferecidos pela EGASP e quais possuem inscrições abertas para a formação de novas turmas;-Matérias no portal – matérias realizadas pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura ou de outros meios de comunicação e divulgadas no site da EGASP;-Informação aos representantes de departamento – divulgação das atividades da Escola de Governo, feita internamente pelos representantes, em seus respectivos Departamentos;-BOM – Boletim Oficial do Município;-Hollerith

11)AVALIAÇÃO

O objetivo será avaliar o curso, a didática dos instrutores, o aproveitamento do aluno-servidor e a estrutura física do local.A avaliação pode ser:-De reação: ao término imediato dos cursos, os alunos respondem um questionário de avaliação sobre a carga horária, atuação dos instrutores, conteúdo e objetivo dos cursos, material de apoio, participação pessoal, etc;-Reunião de avaliação com os instrutores do curso e/ou área solicitante;-Reunião de avaliação técnica da EGASP;-Acompanhamento posterior (através de índices, pesquisa qualitativa, acompanhamento posterior das áreas, reuniões com os alunos egressos).

 

Comissão de Planejamento de Formação do Servidor Público

Rolar para o topo
× Como posso te ajudar?
Pular para o conteúdo