Laboratório Municipal recebe certificação “Excelente” do Programa Nacional de Controle de Qualidade

O Laboratório Municipal, mantido pela Prefeitura de Peruíbe, obteve o certificado de desempenho “Excelente” na avaliação do Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), referente aos resultados aferidos no ano de 2015.

A certificação máxima comprova a eficácia das análises laboratoriais, a precisão nos laudos emitidos e a qualidade dos serviços prestados na unidade.

O laboratório realiza, em média, 35 mil exames por mês nas áreas de Hematologia, Bioquímica, Urinálise, Imunologia, Parasitologia e Citologia. A unidade, que faz parte da Secretaria da Saúde, está localizada na Rua Alfredo Gomes, nº 46, no Centro.

Avaliação

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), vinculado à Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, é responsável pela avaliação e certificação de mais de 4,800 laboratórios no país, incluindo unidades públicas e particulares.

O controle é como se fosse uma prova de avaliação das unidades participantes. Todos os meses, o PNCQ envia aos laboratórios diversos exames para análise, sem informar laudo, materiais biológicos ou qualquer resultado.

Após realizar o teste, o laboratório encaminhará os exames de volta ao PNCQ, que, no caso, será responsável pela verificação do índice de acertos. Caso o laboratório obtenha um porcentual de acertos de, pelo menos, 90%, ele receberá a classificação de “Excelente”, como foi o caso da unidade de Peruíbe.

Sobre o PNCQ

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ) é uma empresa técnico-científica, que presta serviços a Laboratórios Clínicos e Bancos de Sangue em todo o país. Entre as suas principais funções, auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade destas instituições, colocando a sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do laboratório.