Prefeitura abre inscrições para castração de cães e gatos, nesta segunda-feira (11)

A partir desta segunda-feira (11), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) receberá inscrições para a castração de cães e gatos. A ação promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, destinará um total de 600 vagas para o primeiro semestre deste ano.

Para cadastrar os seus animais de estimação, os munícipes devem procurar a Zoonoses do Município, que fica na Rua Encarnacion Fumagalli, 1031, no bairro Leão Novaes. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h. O telefone é 3458-5478.

Cirurgia

Ao contrário do que muitos pensam, a castração é um procedimento cirúrgico muito simples que garante a esterilização de machos e fêmeas, sem causar qualquer tipo de prejuízo à saúde do animal.

O objetivo deste trabalho é evitar o crescimento desordenado da população animal, que acaba resultando em abandonos e maus tratos. Outro benefício é que a cirurgia previne algumas doenças, como câncer de mama e infecções uterinas nas fêmeas, e tumores nos testículos dos machos.

Para realizar esse tipo de procedimento, a Zoonoses adota diversos procedimentos para garantir a integrada da saúde dos animais. A cirurgia de castração é feita apenas em cães ou gatos que tenham pelo menos seis meses de vida, boa saúde e ainda tenham recebido a vacinação completa (incluindo imunização contra a raiva).

Se, porventura, o animal for diagnosticado com algum problema de saúde, o mesmo será encaminhado para tratamento, e assim que estiver totalmente recuperado poderá ser submetido à cirurgia.

Antes de fazer a castração, o veterinário aplica uma anestesia geral evitando que o bichinho de estimação sofra qualquer tipo de dor durante o procedimento cirúrgico. Concluído o processo, o animal retorna ao lar e passa por uma fase de recuperação de 7 a 10 dias, na qual deve ficar em repouso absoluto e tomar antibióticos. Após esse ciclo pós-cirúrgico, ele pode retomar todas as suas funções normalmente, como correr brincar e passear com o dono.