Cidade ganha veículo e novos equipamentos para implantação do programa litoral sustentável

Com uma área de 326 quilômetros quadrados e cerca de 60 mil habitantes, a Cidade de Peruíbe tem potencial para expandir sua economia interna, atrair novos investimentos, gerar empregos e melhorar a qualidade de vida da população. No entanto, a busca pelo progresso deve ser equilibrada com a preservação dos recursos naturais, que inclui belas praias, cachoeiras, vegetação nativa e diversidade de espécies da fauna.

Para fomentar desenvolvimento sustentável do Município, a Prefeitura de Peruíbe deu início ao Programa Litoral Sustentável, mantido em parceria com o Governo Estadual. A iniciativa prevê os serviços de mapeamento e vigilância em áreas de proteção ambiental, e envolverá ações conjuntas de fiscalização com uso de tecnologias inteligentes.

Ao firmar o convênio com o programa, o Município ganhou uma caminhonete 0 km, que servirá para o deslocamento da equipe técnico até as regiões de proteção ambiental, que estão sob o risco de invasão ou desmatamento.

Os dados coletados no trabalho de campo serão gerenciados na Sala de Operação Ambiental (SAO), instalada no prédio da Defesa Social do Município. O espaço foi equipado com modernos aparelhos de comunicação e informação, como computador, impressora, televisão de Led (60 polegadas), receptor GPS, câmera fotográfica, trena eletrônica, binóculo e lanterna tática.

A sala será responsável pelo levantamento dos locais de relevante interesse ambiental, a elaboração e a execução do Plano de Monitoramento Ambiental e a fiscalização integrada entre o Estado e o Município.

13512189_788864914581798_6493385392188914373_nA estrutura funcionará com um sistema de georreferenciamento que permite o mapeamento de determinadas áreas, com o recurso de imagens, registros, informações e dados técnicos. Com a tecnologia, será possível definir pontos de vulnerabilidade, estabelecer estratégias de controle e otimizar os serviços operacionais.
O monitoramento será feito de forma integrada por técnicos da Prefeitura, do Governo Estadual, Polícia Ambiental e gestores das unidades de conservação.

Plano de Monitoramento
Após a chegada do veículo e dos equipamentos, a próxima etapa será a elaboração no Plano de Monitoramento Ambiental, com parâmetros, ações e diretrizes para o funcionamento do programa. O documento será feito pelos técnicos da Prefeitura em um prazo de máximo de 180 dias, para então ser encaminhado e submetido à avaliação do Governo do Estado. Com a aprovação, os técnicos do Estado e da Administração Municipal definirão as áreas de controle e fiscalização. A operação deve ter início até o final do segundo semestre e terá duração de cinco anos.